C.O.D.E. Airsoft

A Coordenadoria de Operadores Desportivos e Equipes de Airsoft é uma organização que visa estabelecer normativas, regras, normas e regulamento para que seus integrantes possam vivenciar a pratica da modalidade Airsoft de forma mais organizada, prazerosa e sem que haja nenhum tipo de desconforto por parte dos praticantes.

Tem como objetivo oferecer aos Operadores e Equipes que seguem nossas propostas uma organização que promove eventos, cursos, treinos, encontros, desafios, competições, etc. Em uma organização com suporte, que busca sempre reconhecer, incentivar, valorizar, classificar e premiar, aqueles que buscam a evolução em nosso sistema e por sua vez na modalidade.

Porque surge o C.O.D.E Airsoft?


O Airsoft é oferecido a todas as pessoas, onde interessados podem procurar diversos campos que oferecem a proposta de forma lúdica, para recreação e lazer, com isso qualquer pessoa (maiores de 18 anos ou de 16 anos acompanhados pelos pais) pode alugar um equipamento e se divertir um uma proposta For Fun (diversão) sem que assim tenha obrigação de seguir regras esportivas mais especificas, somente as estabelecidas pelo campo.

Porém existem aqueles que querem fazer parte de algo mais elaborado, onde a prática se torna mais focada, que envolve mais dedicação, mais empenho e também mais investimento, tanto em tempo como também em equipamentos, e por sua vez um envolvimento mais especializado, como ocorre em qualquer modalidade esportiva, onde claro existem as pessoas que praticam um determinado esporte como futebol, vôlei, tênis, skate ou artes marciais de forma lúdica, mas também existem aqueles que querem algo a mais e sim se destacam pela realidade de sua dedicação e capacidades de rendimento adquiridos por treinamento, experiência, cursos e dedicação.

Assim se torna impossível misturar as duas realidades sem que um lado crie um conceito desconfortável em relação ao outro. Onde por isso constantemente a modalidade se depara com diversas realidade desconfortáveis como:

- Praticantes anti-éticos, que ao serem atingidos em uma partida não se declaram mortos e assim não permitem a evolução correta da partida.

-  Praticantes alienados que acreditam estar em um confronto bélico real e agem como lunáticos, muitas vezes machucando pessoas ou até por empolgação eles mesmos.

- Praticante encrenqueiros que sempre batem boca com adversários, árbitros e organizadores.

- Bons praticantes que abandonam a modalidade, por não encontrar uma organização seria e que estabeleça regras mínimas.

- Brigas completamente sem sentido, considerando que a proposta da modalidade e relacionada a combate, os seus praticantes deveriam ter uma conduta bem melhor em relação uns aos outros e em respeito a modalidade.

- Acidentes que facilmente poderiam ser evitados e assim não causado má impressão do esporte.

- Imagem duvidosa do esporte para a sociedade, com formação de um estigma negativo em decorrência de péssima conduta dos praticantes e muitas vezes até de quem promove.

- Falta de uma proposta que visa treinamento coletivo para evolução, formando um monte de Rambos sem nenhum treinamento ou posição especifica, pois acham que só porque estão com o uniforme da Swat são parte integrante de um Squad de Elite.

Todas esta realidades entre outras o C.O.D.E. Airsoft reconhece como falhas de falta de organização e construção de normativas mínimas da modalidade. Pois se qualquer pessoa cometer algum erro destes acima mencionados é porque desde o inicio a mesma não teve uma devida orientação fazendo com que ela aprendesse de forma empírica com base em senso comum e sua própria base educacional, ou seja aprendeu sem nenhuma orientação e por sua vez adquiriu vícios de pratica que são totalmente alienados e sem base alguma a realidade da modalidade. Ex: O praticante que age como se fosse um policiar, quando esta em posse de seus equipamentos, chegando até a andar na rua, portando o implemento desportivo, criando uma imagem totalmente deturpada do esporte e ainda colocando em risco a modalidade e até ele mesmo.

Como o C.O.D.E. Airsoft oferece seus serviços?

Utilizando diversas estratégias e normativas de organização desportiva, o C.O.D.E. Airsoft usa o endereço virtual airsoft-br.com como ferramenta informativa, educativa e de orientação em relação aos seus projetos, para que seus integrantes, parceiros e até seguidores possam ter uma base de controle de todas as suas atividades.

A mesma ferramenta virtual oferece integração em forma de EAD aos nosso integrantes oferecendo assim a eles um espaço para estudo e evolução no tocante a conhecimento didático.

Para encontros , eventos, cursos práticos, utiliza a estrutura de forma terceirizada dos diversos campos e estruturas que possibilitam a pratica e treinamento do Airsoft, através de parceira, locação ou liberação de espaços.

Tem seu banco de dados o registro de seus integrantes, onde estabelece sua classificação organizacional e hierárquica a partir de sua administração.

Matrix.fw.png
Primeiro encontro de promoção do CODE Airsoft
Vídeo institucional de encontro com integrantes do C.O.D.E. Airsoft e outras organizações em Indaiatuba - São Paulo  - Brasil - 2020